top of page

O que fazer em caso de terremoto?

Atualizado: 7 de mar. de 2023

Você deve estar se perguntando porque devemos nos preocuparmos com terremoto, já que nossa região não tem incidência do fenômeno. Então vamos aos fatos, no mês de fevereiro de 2023 o estado da Bahia registrou 16 terremotos, sendo a cidade de Jacobina a mais atingida. A intenção é estar preparado, saber agir nestas horas faz toda diferença neste momento.


O abalo sísmico é o tremor de terra, ou seja terremoto, acontece em várias escalas, no Nordeste, o monitoramento fica por conta do Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).





Então, você sabe o que fazer em caso de um terremoto?

Sem mais enrolação, vamos apresentar as dicas do LabSis de como agir em caso de um terremoto:

  1. Proteja-se primeiro! Quando sentir um terremoto, proteja-se sob uma mesa ou uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.

  2. Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as.

  3. Procure manter a calma e evite objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível.

  4. Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário. (As portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas se a fundação do edifício se deslocar muito.

  5. Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.

  6. Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada ou parta para terremos mais altos se estiver na costa.

  7. Obtenha informações precisas e oficiais e siga as instruções, (Em 2011, houve uma enxurrada de informações imprecisas que se espalham online após o terremoto.

  8. Certifique-se de que sua família e vizinhos estejam bem, Obviamente, você vai ter cuidado ao sair ao ar livre.

  9. Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em sua casa ou escritório antes de sair, se o tempo ou condições permitir.


Telefones úteis em caso de emergência:

  • Defesa Civil - 199

  • Ambulância (SAMU) - 192

  • Bombeiros - 193

  • Polícia Militar - 190

  • Polícia Rodoviária Federal - 191




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page