Todos sabem que o HT é uma peça fundamental em qualquer estação, contudo, sabemos que o equipamento não tem muito a oferecer, pois a sua arquitetura foi desenhada para se ter um conforto melhor ao transporta-lo. Então, observei algum testes realizados com um pequeno rabicho de expansão chamado de Tiger Tail. Esta mudança ajudará mais seu desempenho e trará um rendimento melhor.
A grande novidade é que você vai precisar apenas de um pedaço de fio e não vai ser necessário abrir o equipamento nem mesmo instalar nada. Fazendo com que este procedimento tenho um custo muito baixo para o desempenho.
Um método simples e eficaz para melhorar uma antena, é adicionando um rabicho de fio à carcaça do rádio. Desta forma, nós completamos a metade que estava faltando, e a antena pode operar como qualquer outra, de forma “blanceada” por assim dizer.
Você pode facilmente fazer esta modificação cortando um pedaço de fio de comprimento correspondente a ¼ de onda da faixa que está operando. Isto dá cerca de 49cm para 2m e 29cm para UHF. Pegue o fio, desencape uma das pontas e conecte a um ponto da carcaça do HT, como por exemplo, o próprio conector da antena, em sua parte externa. Caso o conector seja embutido, muitos HTs têm contatos metálicos na bateria para carregador. Basta prender o fio ao pólo negativo.
As medidas informadas pela maioria dos sites pesquisados são:
16.5 cm
48.2 cm
50.8 cm
Não há critérios rígidos com a bitola do fio. Use qualquer fio fino, isolado (0,30mm; 0.50mm; etc). Faça seus testes para obter o melhor desempenho. Não há critério com as frequências usadas, mas você pode fazer os testes com as melhores frequências para cada antena.
Como o fio é flexível, você pode enrolá-lo no clip do cinto quando não estiver em uso. Mas atenção! Para que a modificação funcione, o fio deve estar estendido! Relatos de colegas têm dado conta que, em regiões remotas, repetidoras que antes sequer eram ouvidas simplesmente passaram a marcar metade da escala. E em transmissão, os resultados também são excelentes.
Referencias:
Comments