top of page
Foto do escritorRadioamador - ARFS

Radioescuta


Você talvez já tenha ouvido falar do radioescuta e assim como eu, não sabe por onde começar. Por isso, fiz uma pesquisa e vamos entender e aprender como se tornar um.


Na categoria genérica e imprecisa de “Rádioescutas” podem estar enquadradas todas e quaisquer pessoas que ouçam o rádio: o ouvinte de uma emissora local, o empregado de uma estação que tem por tarefa ouvir as concorrentes, o monitor de radio internacional, o Radioamador (quando escuta seu rádio), o promotor de testes de equipamentos de rádio e antenas, o Dexista e até mesmo aqueles que se dedicam a ouvir sinais de rádio provenientes de fontes tão exóticas como os morcegos (!). Ou seja, o “rádio escuta” é o ouvinte de rádio em sentido amplo, tal como o termo em si mesmo sugere.


No Brasil, para as emissoras de radiodifusão, “radio escuta” tinha um sentido mais específico: servia para designar um compartimento da estação, uma “Sala de Radio Escuta” onde um estagiário ou funcionário em início de carreira, acompanhava através do rádio os resultados dos jogos internacionais, as noticias pelas grandes emissoras de Ondas Curtas ou até mesmo ouvia estações concorrentes em busca de informações; isso num tempo em que a telefonia não funcionava a contento, era cara e não havia ainda a Internet.


Todo e qualquer ouvinte de rádio, ou radioamador pode tornar-se um Dexista, entretanto diluir ou rotular o hobby como “prática da radio escuta” além de revelar desconhecimento sobre assunto, corresponde a uma grosseira e perigosa simplificação que descaracteriza a prática, induz os novos praticantes ao erro e, no extremo, pode conduzir o hobby ao esquecimento e sua conseqüente desaparição.


Para ser um radioescuta, não é necessário nenhum tipo de licença ou autorização como as dos radioamadores e Faixa do Cidadão (PX), que são regulamentados e fiscalizados dela ANATEL. Desde que se utilize receptores que não sejam também transmissores, o radioescuta está desobrigado da licença (autorização) da ANATEL.


No entanto, muitos radioamadores sentem a falta de terem um indicativo de radioescuta, pois este, além de dar mais seriedade ao hobby facilita muito alguns serviços como a troca de QSLs com radioamadores, cadastrados no sites úteis e importantes como o QRZ.com (o maior banco de dados do mundo para cadastro de radioamadores e radioescutas) e também cadastro no EQSL.cc (possibilita a troca de QSLs virtuais), dentre outras vantagens, entre elas, a troca de QSLs com radioamadores em todo o mundo e outras coisas.

Para adquirir um prefixo na modalidade de radioescuta é muito bem simples, rápido e gratuito, basta se cadastrar do SWARL, no endereço: http://swarl.org e em poucas horas você estará recebendo por e-mail o seu indicativo (prefixo) de radioescuta, juntamente com o seu certificado e o mais importante, reconhecido mundialmente. É ou não é uma maravilha?



Consulta:


 

605 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page